Apps como Waze e Google Maps são ótimos para tomar decisões inteligentes no trânsito

Hoje em dia utilizar aplicativos como Waze ou Google Maps já faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros, especialmente os que trabalham nas grandes cidades ou viajam muito a trabalho. Mas alguns recursos desses aplicativos não são óbvios à primeira vista, e poderiam facilitar bastante o dia-a-dia.

Novidades
4 meses atrás
Apps como Waze e Google Maps são ótimos para tomar decisões inteligentes no trânsito

Baixar Aplicativo Waze e Google Maps

A grande sacada desses novos aplicativos foi transformar um simples GPS numa rede social na qual as pessoas pudessem compartilhar informações em tempo real de como está o trânsito na região. Mais do que simplesmente traçar uma rota, eles permitem saber o preço do combustível hoje em cada posto, se há acidente no seu trajeto, se o congestionamento está afetando sua rota, enviar notificações e alertas a outros usuários, compartilhar rota em tempo real, e muitos outros recursos.

Recursos “escondidos” do Waze

Quando falamos em recursos “escondidos” do Waze queremos dizer que existem recursos que boa parte dos usuários nem sabem que o aplicativo oferece, mas que seriam ótimos aliados no dia-a-dia.

Um desses recursos, e já que estamos falando em compartilhar informações, é o de avisar os amigos que você vai chegar atrasado num encontro. Para isso, basta abrir o menu de navegação – com a rota já iniciada – e escolher a opção “Enviar”, em seguida escolha na lista de contato para quem deseja enviar o HEC (horário estimado de chegada).

Outro recurso pouco conhecido é o de personalizar a apresentação do seu Waze. Sim, é possível escolher um ícone para representar seu veículo em “Configurações” > “Conf. de exibição” > “Carro no Mapa”. Aparecerão diversas opções de ícones que poderão ser escolhidas no lugar da seta azul.

Ainda em “Conf. de exibição” é possível determinar a aparência do mapa caso não queira que ele mude dia/noite, mas fique apenas com uma das apresentações. E ainda pode-se escolher o esquema de cor no mapa, personalizando seu Waze com as cores que você preferir.

Além disso, é possível definir o que você quer que seja exibido no mapa durante a viagem, com radares, polícia, acidente, engarrafamento, e outras informações que possam ser relevantes.

Ativar o comando de voz

O Waze ainda está trabalhando na ferramenta de comando de voz, mas já possível contar com alguns recursos, como: fazer alertas, navegar (no momento apenas para casa ou trabalho pré-definidos), “cancelar” interrompendo o comando; “voltar” para retornar ao nível anterior.

Posto de combustível

O Waze também permite configurar as sugestões dos postos de combustível, sendo possível escolher a bandeira, o tipo de combustível e o critério de prioridade (distância, preço ou bandeira).

A opção fica em “Configurações” > “Postos de combustível e preços”. Ela ainda permite ativar a opção de “Mostrar pop-up para atualização de preços”, que emitirá um alerta para você saber que o preço do combustível foi alterado.

Navegação personalizada

É possível também personalizar a navegação nas configurações, ativando recursos como: evitar pedágio, evitar vias expressas, evitar balsas, não permitir vias não pavimentadas, reduzir conversões difíceis e ainda inserir a placa do veículo para ser lembrado do rodízio veicular.

Enviar alertas

Um dos grandes recursos do aplicativo é a possibilidade de enviar alertas, o que dá a ele um grande diferencial, pois permite compartilhar dados com centenas de usuários. Para isso, basta tocar no balão laranja que fica à direita no mapa e escolher entre as opções disponíveis: transito, polícia, acidente, perigo, preços, erro no mapa, local, SOS, radar, interdição e bate-papo.

Depois de escolhida a opção o aplicativo pedirá mais detalhes do alerta que você deseja emitir, sendo possível em algumas opções incluir fotos do acontecimento, por exemplo de um acidente ou de um erro no mapa. Em instantes outros usuários poderão se beneficiar e até comentar seu alerta.

Placar e humor

Um dos recursos do Waze funciona quase como um jogo, é o placar e o humor. Entrando no seu perfil o usuário poderá consultar o Placar, pois cada ação feita no Waze gera uma quantidade de pontos. Quanto mais pontos o usuário obtiver, mais humores serão desbloqueados, e esses humores é como os outros usuários o verão. Tudo para deixar o aplicativo mais entretido e facilitar a interação, aumentando o compartilhamento de dados.

Google Maps e suas ferramentas incríveis

O Waze não é o único aplicativo GPS disponível para smartphones. O Google Maps é uma outra opção muito interessante que conta com recursos diferenciados em relação ao Waze. Por exemplo, a possibilidade de utilizar o Street View para observar a região de destino mesmo antes de chegar lá, tornando mais fácil o reconhecimento do local.

Outro recurso interessante é o de saber sobre a movimentação de um estabelecimento em tempo real. Basta pesquisar pelo local normalmente e clicar sobre seu nome para abrir o Card, depois verificar em “horários de pico”, onde será possível saber sobre a movimentação naquele momento e inclusive uma estimativa ao longo do dia.

Compartilhar sua localização em tempo real

O app também permite compartilhar a localização em tempo real. No menu principal escolha a opção “Compartilhar local” e defina o período de duração do compartilhamento e selecione os contatos com quem deseja compartilhar.

Chamando um Uber

Outro recurso é o de solicitar o Uber. Para isso, toque sobre o bonequinho com a mala na mão e acenando, em seguida insira a localização de onde deseja partir e a de destino, clique em avançar e em pouco minutos seu Uber chegará. No primeiro uso será preciso fazer o cadastro do Uber caso ainda não o possua, escolhendo entre outras coisas a forma de pagamento.

Atrações turísticas

Mais um recurso exclusivo é o que permite encontrar atrações turísticas. Com o aplicativo aberto e com a localização atual ativa, coloque no campo de busca a expressão “atração turística”. Uma lista de lugares aparecerá e será possível saber sobre detalhes de cada um deles, como descrição, endereço e horário de funcionamento.

Essa busca vale também para a procura de hotéis, sendo possível verificar os preços de cada um e depois escolher a intermediária para contratar o serviço, como: Booking, Hoteis, Decolar.

Mobilidade

Este é um blog especial criado pelo Fusne sobre Mobilidade urbana.

Vamos Bater um Papo?